IMPARÁVEL

Quando você tem uma presença de palco tranquilizadora mas forte, uma voz potente e uma habilidade para composição fora de série, não dá para esperar outra coisa senão o amor do público. Conheça a majestosa Lianne La Havas, nossa Artista da Semana, que tem tudo isso e muito mais.”

Lianne (que belo nome!) é britânica e nasceu no sul de Londres, algo que, sinceramente, não me surpreendeu, já que parece que a maioria dos artistas musicais do Reino Unido me perseguem.

Seu pai, Henry Vlahavas, é grego e sua mãe, Lorraine Barnes é jamaicana. Falando em nomes, o nome artístico de Lianne La Havas é uma adaptação do sobrenome do pai, o nome verdadeiro dela é Lianne Charlotte Barnes.

Lianne La Havas se apresentando.
(Source: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:LIANNE_LA_HAVAS_-1.jpg | Author: Ludovic Etienne)

Escutei a srta. La Havas pela primeira vez em seu show, como uma das atrações que abriram os shows do Coldplay em 2016, em sua turnê sul-americana “A Head Full Of Dreams”. E, ainda que fosse sua primeira vez tocando por aqui, sua confiança, enorme carisma e performance única deixaram todos desejando que seu set de apenas 8 músicas, fosse maior. Na verdade, o sucesso foi tanto que ela decidiu fazer um show extra, secreto, em formato de pocket show. O qual, como você pode imaginar, esgotou ingressos e trouxe para ela uma crescente legião de novos fãs.

Maravilhosa performance de Lianne para o videoclipe de sua música "Unstoppable", vale a pena assistir!

Enquanto crescia, Lianne passou a maior parte de seu tempo na casa dos avós, já que seus pais estavam separados e trabalhavam por muitas horas. Desde pequena ela adorava cantar. Aos 11 anos, compôs sua primeira música, mas somente aos 18 que aprendeu a tocar violão (uma situação com a qual me identifico e a qual me dá esperanças de conseguir tocar bem guitarra no futuro). Seu pai é motorista de ônibus e músico amador; multi-instrumentista, ele ensinou a filha a base de piano e violão.

Ainda que seus pais fossem divorciados, ela diz que eles são os maiores responsáveis por suas influências músicais, pois eles possuiam gostos musicais bastante ecléticos e ouviam CDs o tempo todo. Suas primeiras experiências na carreira musical começaram na escola, onde ela se juntou a um coral.



Alguns anos depois, ela estudou com o cantor e compositor Allan Rose. Pouco depois, eles se tornaram amigos e Allan a apresentou a outros músicos, os quais a ajudaram a desenvolver seu som e gravar suas primeiras demos. Dentre esses músicos, estava Paloma Faith, que, maravilhada com a voz de Lianne, a convidou para ser uma de suas backing vocals em uma turnê vindoura.


Em 2008, Duncan Ellis, dono da agência Scruffy Bird Artists Management descobriu o trabalho de La Havas pela página da moça no MySpace. Dois anos mais tarde, ela assinaria com a gravadora Warner Bros. Records. Como a cantora queria produzir novos materiais, a Warner deu a ela dois anos para melhorar suas técnicas de composição, antes de lançar publicamente alguma música.

A decisão da Warner parece ter sido realmente acertada, no fim das contas, já que o EP Lost &Found, primeiro de Lianne, realmente a colocou no radar de novos fãs e proporcionou a ela a oportunidade de participar de um programa televisivo pela primeira vez, o Later… With Jools Holland. Nesse show, La Havas conheceu a banda Bon Iver e, pouco depois, foi convidada por eles para ser a atração de apoio da turnê deles pela América do Norte em Dezembro de 2011.



09 de Julho de 2012 também foi uma data extremamente importante na agenda de Lianne, esse dia marcou o lançamento de seu album de estreia Is Your Love Big Enough?. O álbum recebeu grande aclamação dos críticos, fazendo-a ganhar o prêmio do iTunes para Melhor Album do Ano e ser nomeada para o prêmio Mercury Prize.


As principais parcerias que ela fez foram com Paul Epworth (produtor da Adele), Prince (com quem ela se tornou grande amiga) e Stephen McGregor, também conhecido como Di Genius, um produtor jamaicano que ajudou-a a explorar novos sons e montar seus novo álbum de estúdio, Blood (2015), um álbum sobre família e reconetar-se com suas raízes.

Lianne apresentando-se em festival, com um belo vestido verde.
(Source: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:LianneLaHavas_June2013_4.jpg | Author: Jean-Marc Bellenger)

A música de Lianne captura a atenção do ouvinte com suavidade e complexidade, ouvindo suas músicas atentamente, você consegue detectar o quão profundas elas são, sendo constrídas a partir de muitas camadas, as quais você pode saborear calmamente enquanto imerso na excelente letra.

Uma das músicas que mais chamou minha atenção foi Green & Gold, do álbum Blood. Essa canção resume o LP muito bem: ela é confiante, cheia de atitude e honestidade. É como se estivéssemos sentados na sala de estar de Lianne, conhecendo-a melhor e ouvindo mais sobre sua vida e infância. Ainda que a letra seja poderosa e o rítmo complexo, você não consegue sentir nada além de um profundo estado de paz e elevação espiritual enquanto ela é tocada.



Green & Gold lembra-me muito de South of The River, do Tom Misch, uma que nós falamos aqui.

nstoppable é outro hit que merece ser citado, o tom vocal agradável dela misturado com batidas fortes e mercadas são extremamente envolventes, você não consegue não dançar.

Lianne dstá atualmente trabalhando e finalizando seu novo álbum, não esqueça de conferir seu trabalho incrível, já que temos certeza que ouvirás ainda muito sobre dela. Para saber mais, confira o website.

Para manter contato conosco, visite nosso Facebook e Instagram.

(Source: https://giphy.com/gifs/hair-black-men-r2hyo55o6cvIs)


Aqui escreveu A., capitã do Expedição Musical.

Câmbio. Desligo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falem conosco!